sexta-feira, 17 de agosto de 2012

BRENDA- UM LINDO NOME, UMA SIMPLES POESIA

Brenda é um nome diferenciado, incomum, o que o deixa mais bonito. É também um título de uma poesia que escrevi há quase um ano, no dia 23 de agosto de 2011. Não sei se tão bela quanto o nome, mas é uma das que me dão um certo orgulho de tê-la criado. Não é tão longa como a maioria dos que já escrevi, tem apenas três estrofes, cada uma com quatro versos.
Já Brenda, a musa desta poesia, é uma ludovicense linda! Nunca imaginei que ficaríamos tão próximos, a ponto de trocarmos e-mails e celulares. A conheci num curso. Lá eu estudava, ela trabalhava. A primeira vez que a vi foi tão marcante quanto a última.
Ao sair da sala, depois das aulas, fechando a porta, me deparo com ela me dando um sorridente bom-dia. Ela cumprimentou-me como se já me visse antes ou me conhecesse. Era a primeira vez...
Meses após, eu ainda era aluno ali, mas também era um estagiário. Ela já não mais uma funcionária, mas a passeio resolveu visitar os amigos. Quando ela abriu a porta da "minha" sala e entrou dando um boa tarde, voltei a ter a mesma cara de bobo da outra vez. Ela, percebendo, falou comigo: "-Brasilino, não está me conhecendo? Sou eu, a Brenda!" Foi então que pela sua voz a reconheci. Estava muito mais bonita. Até acabei comentando isso com ela: "-Você é mais linda que qualquer poesia que eu escrever!" Acho que foram estas minhas palavras. Era a última vez...
Brenda Camila, já leu muitos poemas de minha autoria. Eu sempre, depois da aula, ia me encontrar com ela para mostrar algum que ela não conhecia. Quando não fazia isso, era até cobrado! Num desses encontros, ela pediu-me que eu fizesse uma poesia para ela. Eu apenas dei risada e falei que não sabia escrever sob encomenda. Só movido por alguma emoção ou sentimento. Eu achei que ela havia entendido, mas toda vez que nos falávamos, muitas vezes apenas de passagem pelo corredor, Brenda me perguntava se eu já tinha feito a poesia dela. Nem sei quanto tempo durou isso, mas começou a ficar chato ouvir da boca dela sempre o mesmo repertório. Mas, educado que sou, nunca deixei transparecer isso pra ela. Lembro até de uma vez que ela mandou recado pela minha irmã, reforçando o pedido.
Depois de mais uma vez Brenda perguntar-me pela poesia que nem existia, dentro do ônibus, me veio os primeiros versos. Fiquei memorizando aquelas palavras enquanto voltava pra casa. Rindo de mim mesmo, de como ela me venceu pelo cansaço. Depois de dez minutos, eu já estava escrevendo no papel para não perder de vez aquele mais novo poema.
O estranho de tudo isso é que ela sabe da existência do poema que leva o seu nome, mas nunca leu, embora teve oportunidade pra isso. Hoje, nosso contato é mais por SMS's. No Dia Internacional da Amizade (20/julho) deste ano recebi uma mensagem dela, a mais linda por sinal, de todas que recebi. Finalizarei este texto com ela:

"Queria poder estar do seu lado agora,
pra lhe dizer o quanto você é especial pra mim!
 Hoje é o nosso dia, por isso eu não poderia deixar de lhe agradecer
 por fazer parte da minha vida.
Feliz Dia do Amigo.
Amo muito você!"






Texto escrito dia 16 de agosto de 2012.