quarta-feira, 16 de maio de 2012

BRASILINO JÚNNIOR COMENTA A ENTREVISTA DE CRISTIANA PEREIRA


Me surpreendi com a entrevista da Cris. Me emocionei com suas declarações. Muito do que ela falou eu não sabia!

Ela é de longe a menina que mais recebeu bem uma poesia minha! Com todo o respeito e delicadeza de uma dama. Tanto que após tantos anos, ela nunca divulgou pra ninguém. Guardou minhas palavras só pra ela! Foi muito bom reencontrá-la depois de tantos anos, pois nunca havia esquecido dela! E gostei de saber que também ela nunca me esqueceu!

Ela já tinha me falado na época que tinha amado o poema, que não sabia como agradecer, mas ao dizer que este foi o mais belo poema que ela já leu, foi como receber uma carícia na alma.

Agora quanto aos outros poemas meus que ela não lembra se leu, não cheguei a mandar nenhum que não seja o que ela me inspirou.

Outro ponto que me tocou profundamente foi a declaração dela que dizia que alguns anos depois recebeu outras poesias, mas nenhuma destas chegou perto da qualidade da minha! Sensacional este reconhecimento. Principalmente vindo de quem mais interessava o poema.

Realmente, nós temos gostos e interesses em comum. Principalmente naquela época. Pensávamos parecidos, o que fez nossa comunicação impulsionar. Mas, o irônico é que quando me desliguei do mundo virtual por um tempo, eu postei para os amigos que estava “tirando meu time de campo”, sem revelar os meus motivos. Através da entrevista, pude saber que, na mesma época, ela também por problemas pessoais foi obrigada a se ausentar! E me lembro bem que ela até me perguntou (foi a única) o porquê da minha saída. Eu nem quis falar a ela e inventei uma razão qualquer. Hoje eu sei que passávamos na época pelo mesmíssimo problema.

Mas isso é passado e tenho certeza que já escrevemos nossa história juntos. Ela de lá e eu de cá! A arte não envelhece e a nossa amizade espero que siga este mesmo caminho. Agora que te achei, não vou mais te perder. Muito obrigado pela inspiração e por ser esta doçura de pessoa nos meus dias azedos e amargos. Um abração do tamanho da distância de nossas casas!



Brasilino Júnnior, 16 de maio de 2012.



"Uma amizade nobre é uma obra de arte a dois." (Paul  Bourget) 


CRIS BELA- O PORQUÊ DESTE POEMA



Já me inspirei em algumas pessoas para escrever poema. E acho que quando consigo deixá-lo bonito, faço questão de dizer a esta pessoa, além de dar duas cópias para ela ficar, sendo uma com minha letra. Juntamente com estas cópias uma dedicatória, um texto que sempre vem com o título "o porquê deste poema".
Na verdade, essa tal dedicatória é a parte mais complicada. Acho difícil explicar detalhes sobre algum poema que dediquei a alguém. Mas, por outro lado, imagino que deve ser estranho para uma "pessoa comum" saber que ela foi fonte de inspiração para uma poesia. E é o que tentarei fazer agora! O resultado está nas próximas linhas...


 






Era mais uma madrugada que passava acordado, com insônia. E, como em muitas outras noites que demorei para dormir, me veio idéias dignas de tornarem-se poemas. Era 09 de fevereiro de 2007, e o dia ainda nem tinha amanhecido. Mas eu já tinha escrito boa parte de " Cris Bela ". Deixei para passar a limpo pela tarde, mas, finalizei realmente na tarde do dia 20/02 (carnaval), quando resolvi mudar o título de "Cris" para o título atual. Achei que assim especificaria melhor para quem foi escrito, porque "Cris" certamente há mais de uma.


















ALGUMAS PASSAGENS DO POEMA:


 



 


.As duas primeiras estrofem: Traduzem bem quando te vi pela primeira vez, totalmente por acaso;

        .Terceira estrofe: Diria eu que essa passagem do poema é meio exagerada e meio fictícia, mas é inegável que ela teve sua contribuição para a beleza do poema.

."C-R-I-S": está dessa forma porque detalha a palavra graficamente, como se a soletrasse, para se certificar de que se trata realmente de um nome próprio comum, mas que nem por causa disso o rosto precisa ser comum também;

.Quinta estrofe: Recurso de linguagem chamado anástrofe (significa revirar, pôr em desordem; é o recurso de inverter e transformar a ordem das palavras), é muito comum em letras de músicas. Ex.:"Preciso tanto aproveitar você: beijar teus olhos, olhar tua boca." (Palavras De Um Futuro Bom, Jota Quest); "Livro pra comida, prato pra educação." ( Lourinha Bombril, Paralamas do Sucesso); "Sigo palavras e busco estrelas." (Seguindo Estrelas, Paralamas);

.Quinta estrofe: A presença desse verso se justifica porque de fato nunca ouvi tua voz, então, pela forma como nos comunicamos, é como se eles não falassem mesmo. Mas como posso ver teu olhar, ele me diz muitas coisas. Quem você é por exemplo: Uma pessoa do bem e de boas intenções, inteligente, sonhadora, e que sabe valorizar os bons sentimentos, como a amizade;

.Sexta estrofe (verso 1): Um elogio à sua pessoa;
.Sexta estrofe (verso 2): Nada mais é que uma comparação com todas outras garotas chamadas Cris. Na verdade, era pra ser no plural, mas o teu nome já é pluralizado!



Obrigado pela inspiração, este poema é um dos melhores que escrevi, e agradeço porque, certamente, sem você não o teria escrito. Espero que tenha gostado da homenagem, se não, peço desculpas. Na próxima eu acerto.


 



 



 



 



 



 



Brasilino Júnnior-30/03/2007