sábado, 31 de maio de 2014

BRASILINO JÚNNIOR COMENTA A ENTREVISTA DA AMANDA CAROLINE

  *Eu conheci a Amanda através do blog dela. Quando eu vi o trabalho que ela faz, eu me apaixonei de cara e automaticamente virei fã. Do blog e dela. Isso em abril de 2012. Era bem no começo, tinha outro nome, outro formato. Eu salvei o e-mail dela só pra dizer isso a ela. Não achava que dali ia nascer alguma amizade e se tornar o que a gente é hoje um para o outro. Lembro como se fosse hoje a primeira conversa que tive com ela pelo Messenger. Foi rápida. Eu só elogiava ela e ela só agradecia. Pra se ter uma idéia, eu nem sabia como era o rosto dela! Não tinha foto dela em lugar nenhum: nem no blog, nem no Twitter e nem no MSN. Eu me apresentei, falei que acompanhava as resenhas dela, disse que não sabia quem era ela, não a conhecia, mas pelo que ela apresentava no blog, ela havia ganhado um fã. Ela agradeceu e disse que gostou de saber que alguém gostava do que ela fazia. Aí ela falou que ia sair e a gente se despediu. Foi assim…
  
     *O mais interessante é que esta foi a única que tivemos lá. Depois disso, a gente só se falou no Twitter e, posteriormente, no Facebook. Quando eu passei a ver a expressão dela nas fotografias, eu tive um susto agradável, porque na minha cabeça ela era uma adolescente rebelde, que usava roupas pretas, falava palavrão pra caramba e discutia com os pais sem razão, mas que contudo isso, lia muito. Mas ela é totalmente o inverso de tudo isso: ela é toda calminha, doce, educada e uma pessoa muito extrovertida. Eu nunca falei isso a ela, mas ela me passa a impressão de que tem uma força muito grande sobre a melancolia. Em nenhum dos nossos papos (e olha que temos muitos), ela se queixou de alguma coisa da vida. Ela tá sempre de alto astral, o que me fez chegar na conclusão de que a tristeza quando a vê, foge da presença dela, porque ela é imbatível! Ainda vou pedir pra ela me passar esta fórmula!    

   *Da mesma forma que eu, naquela época, nunca achei que a gente ia se tornar bons amigos, eu também nunca achei que um dia ia escrever uma poesia inspirada nela. A gente trocava muita idéia sobre literatura, livros, autores. Mas sobre poesia mesmo, por íncrível que pareça, a gente não toca nesse assunto. Claro, já conversamos uma vez ou outra sobre, afinal, é o que eu faço e faz parte de mim, mas poesia não é um gênero que ela goste a ponto da gente ficar horas falando sobre ela como a gente faz com os outros assuntos. Quando eu achava um caminho, eu sempre tentava fazer a minha propaganda, mas ela nunca comprava a idéia! (risos) Eu até abri uma exceção e quebrei a regra de nunca enviar por e-mail minhas criações assim de bandeja só pra outra pessoa conhecer. E de cara enviei duas a ela! Duas que têm o nome “Amanda” em algum dos versos. Nem assim, ela se sensiblizou! (risos) Apesar de ter gostado das poesias, falou que era uma sensação meio estranha ver o nome dela ali. E ficou brincando comigo, dizendo que ia cobrar direitos autorais, porque eu tava usando o nome dela sem a sua autorização, como se ela fosse a única “Amanda” do mundo. Eu ri muito nesse dia. Ela ficou um tempão falando nisso. Bom, eu não ganhei uma leitora, mas ainda tinha ela como amiga.

   *Uma outra história marcante que tenho com ela é que uma das minhas poesias preferidas (Cantiga Para Não Morrer) me faz lembrar muito dela. O poeta compara a menina com a neve, por causa da cor branca da pele. E como ela tem a pele bem clara e sonha em conhecer algum país frio da Europa que tenha neve, tem tudo a ver. E o Ferreira Gullar é maranhense, como eu também sou, e mora há anos no Rio de Janeiro, onde ela nasceu. E eu falava: “Olha, quando tu encontrar com ele por aí, fala que eu sou fã dele. Ele tem um cabelo branco, usa óculos e tal...” E como ela tem um senso de humor parecido com o meu ela completava: “Tudo bem, no dia que eu ver este senhor passando na esquina da minha rua, eu dou o recado!”

  *Ela falou na entrevista que somos amigos virtuais, mas muito antes disso ela falou que, mesmo distante, ela me considerava um amigo. Mas como ela é diferenciada e eu tenho vários amigos virtuais, eu gosto de dizer a ela que temos uma amizade literária. Aliás, nunca vou esquecer das palavras dela numa publicação minha no Dia do Poeta. Não esperava que ela fosse comentar e muito menos que ia me dizer tudo aquilo. Fiquei semanas com aquelas frases na mente e vou guardá-las em toda a minha vida!

*Acho bem difícil também tentar definir a nossa amizade, mas acho que o respeito tem um papel fundamental na nossa relação.  Nos respeitamos ao máximo e tem sido assim há mais de dois anos. A gente gasta o tempo que temos pra conversar sobre aquilo que temos em comum e o que nos une, então as diferenças se tornam pequenas, quase inexistentes.

*Além de nascermos no mesmo mês, termos uma paixão em comum, que são os livros, termos dois blogs, eu fui o 3º terceiro entrevistado do AmandaStale, e ela agora foi a 3ª entrevistada do Histórias de Poesias. Até nisso a gente foi igual…





                                         31 de maio de 2014.    

quinta-feira, 29 de maio de 2014

POESIA PRESENTE



   Estrofes Para Uma Amiga, como o próprio título sugere, escrevi para uma amiga, a especialíssima Amanda Caroline, mas que vez ou outra, eu, carinhosamente, a chamo de Amandinha. Ela faz aniversário também no mês de março, seis dias antes de mim, no dia 08, e este foi meu presente a ela.
   Nos primeiros dias do "nosso" mês, tivemos uma conversa sobre aniversário, mas bem antes disso já estava afim de dar um presente a ela, mas não tinha nada a ver com poesia. Eu acabei tendo esta idéia de homenageá-la em versos porque era a única forma que encontrei de presenteá-la no momento.
   Apesar de eternizar alguém num poema, independente de ser em seu aniversário ou não, ser algo nobre para quem o recebe, eu quis fugir do lugar-comum. Primeiro para não ser óbvio e segundo porque eu não sei fazer poesia só na base da vontade. A inspiração tem que vir antes. É claro que já criei muitas coisas assim, mais transpirado do que inspirado, mas não é sempre que isso acontece.
   Mas, acabou que Estrofes Para Uma Amiga ficou do jeito que eu queria. Me agradou o resultado final. Fiquei por horas trabalhando nele e lembro-me que escrevia e riscava, escrevia e riscava... Porque chegou num determinado ponto que eu já sabia o que dizer, já estava dentro de mim, mas não conseguia achar as palavras certas.
   Iniciei esta poesia poucas horas do seu aniversário, às 05:56 pm do dia 7/3/14 e uma das primeiras coisas que surgiu foi o título. Eu achei que todas as quatro estrofes e os dezesseis versos sintetizam bem a Amanda. E não só no conteúdo, mas na caracterização: o poema é tal qual como ela. Não tem como lê-lo e lembrar de outra pessoa. Todas as qualidades da poesia são as qualidades dela: delicada, doce, calma, suave, leve.
    A parte que mais me agradou foi a segunda estrofe, pois ela define bem o que eu sempre admirei nela. Acredito que até já tenha dito isso a ela algum dia. E foi justamente esse trecho que enviei no Twitter dela, que foi o lugar onde realmente eu a conheci, em abril de 2012. Mas a poesia completa, eu só passei a ela via Facebook, no Dia da Poesia (14/3) e meu aniversário, que por sinal, ela nem se lembrou!
   Eu cheguei e falei: “-Como hoje é dia nacional da poesia, taí a tua poesia!”. Como ela não tava on-line naquela hora, eu só fui ler a resposta dela depois de alguns dias, quando me conectei no mundo virtual:
“Oh, que fofo!
Ok, vou ver aqui.
Amei o poema.
Lindo!
Muito bem escrito!”




FIM.






História escrita por Brasilino Júnnior dia 20 de maio de 2014.

terça-feira, 27 de maio de 2014

ENTRE BLOGS, UMA AMIZADE

ENTREVISTA COM A BLOGUEIRA E ESTUDANTE DE LETRAS AMANDA CAROLINE

COMO VOCÊ CONHECEU O BRASILINO JÚNNIOR?
Eu o conheci através do meu blog, ele começou a olhar minhas publicações e gostou e começou a puxar assunto comigo.



HÁ QUANTO TEMPO ISSO?
Tem dois anos ou quase isso.


A POESIA QUE ELE TE ESCREVEU SE CHAMA “ESTROFES PARA UMA AMIGA”. COMO SURGIU A AMIZADE ENTRE VOCÊS?
Surgiu através, como eu disse, do meu blog, começamos a nos falar por e-mail e depois pelo Facebook.


VOCÊ JÁ SE IMAGINOU ALGUM DIA SENDO A INSPIRAÇÃO DE UMA POESIA?
Não, pois nunca conheci ninguém que escrevia poesia, depois que fui vendo as poesias do Brasilino…Mas não esperava ser homenageada.


COMO VOCÊ RECEBEU ESSA HOMENAGEM?
Ele me falou que tinha feito uma poesia para mim e me mandou.Fiquei surpresa e não esperava que ele fosse fazer a poesia para mim.


TEM ALGUM VERSO QUE TE AGRADOU MAIS QUANDO VOCÊ LEU PELA PRIMEIRA VEZ?
 Sim, a seguinte estrofe:
 “Os livros da estante
Sob a tua proteção
São como flores,
Que o jardineiro cultiva na mais colorida estação”.



POR QUÊ?
Porque eu acho que combina comigo, amo livros e cuido dos meus livros com muito carinho.



VOCÊ CHEGOU A LER AS POESIAS “POEMA SOBRE A NOSSA AMIZADE” E “FLOR NO MEU DESTINO” FEITAS POR ELE PARA UMA OUTRA AMANDA. NA ÉPOCA, VOCÊ DISSE A ELE QUE ERA ESTRANHA A SENSAÇÃO DE TER O SEU NOME EM UMA POESIA. EM “ESTROFES PARA UMA AMIGA” HÁ UM UM VERSO COM SEU NOME. QUANDO VOCÊ O LÊ, TAMBÉM SENTE ESSA MESMA SENSAÇÃO?
Li sim, há muito tempo, não me lembro direito, mas, ele me mandou por e-mail e lembro-me que gostei bastante da poesia.

COMO VOCÊ DEFINE A RELAÇÃO DE VOCÊS?
Não sei definir muito bem, não sou muito boa com as palavras, porém, conversamos pelo Facebook. Falamos bastante sobre temas que envolvem o mundo literário. Somos amigos virtuais (risos)!


QUAL É A FÓRMULA PARA SE TER UM RELACIONAMENTO DE AMIZADE TÃO SAUDÁVEL, MESMO TENDO ENTRE VOCÊS TANTAS DIFERENÇAS, COMO CIDADES, GOSTOS, IDADES?
Acho que tudo depende do outro. Saber respeitar as diferenças é uma boa forma de ter.


ELE JÁ FOI UM DOS ENTREVISTADOS DE UM DOS SEUS BLOGS. HOJE, QUASE DOIS ANOS DEPOIS, VOCÊ É A ENTREVISTADA DE UM DOS BLOGS DELE. COMO É ISSO PRA VOCÊ?
  Estranho, pois nunca pensei em ser entrevistada (risos).

VOCÊ COMO BLOGUEIRA LITERÁRIA, QUE TEM ACESSO A LIVROS E EDITORAS, TEM OUTROS AMIGOS ESCRITORES (AS), POETAS?
Eu converso com alguns escritores. Gostaria de ter mais amizade nesse meio.


EM POUCAS PALAVRAS, DO QUE FALA A POESIA “ESTROFES PARA UMA AMIGA?”
De uma menina delicada, que compara livros com flores, pois os mesmos são tão delicados como uma flor…Fala também sobre a amizade.



 O QUE ESTA POESIA REPRESENTA PRA VOCÊ?
Uma forma de me homenagear de uma linda forma. É uma poesia que acho que tem a ver comigo, pois no meu interior sou o que disse... Gostei muito e me senti muito feliz com essa homenagem.








Entrevista cedida ao blog dia 19 de maio de 2014.