segunda-feira, 7 de abril de 2014

MARÇO EM JANEIRO

   Beleza de Março escrevi lá na minha cidade natal (Pedreiras-MA), no período das férias. E, apesar de março no título, ele foi criado em janeiro (privilégios da criação), dia 20, às 12:10 am da madrugada. Tem esse título porque ele foi inspirado numa amiga que nasceu neste mês, comemorando aniversário uma semana antes de mim.
   Apesar de nos conhecermos desde 2012, fazia um bom tempo que a gente não se falava. Acho que naquele dia (19/01/14) tivemos a nossa primeira conversa no ano e o papo se estendeu até de madrugada. Tinha só alguns meses que não a via, mas parecia que havia se passado anos, pois achei ela muito diferente. Onde mais percebi a tal diferença foi no seu cabelo cacheado, que estava mais volumoso e com algumas mechas na cor castanha. Ao comentar isso, ela me explicou a mudança, mas como não entendo dessa linguagem capilar, continuei na conversa sem entender nada do que ela me disse. Independente da minha falta de conhecimento dos termos de salão de beleza, nada me impediu de me inspirar e mergulhar naqueles versos que escrevi em uma das últimas folhas de um caderno.
   Criei Beleza de Março numa “canetada” só, sem interrupção nem pausa, do primeiro ao décimo oitavo verso. A dividi em quatro estrofes e foi a terceira escrita no ano de 2014, sendo a primeira com uma temática mais alegrinha. Tendo o nome dela no quarto verso depois das rimas madrugada/cacheada na primeira estrofe.
   Gosto desta minha poesia (já faz parte das minhas preferidas) porque ela enaltece e evidencia de forma feliz e perfeita uma menina que é perfeita e feliz em sua beleza, da forma mais natural possível, sem precisar recorrer a maquiagens ou coisas do tipo, característica mais comum em quem é excessivamente vaidosa.
   A parte mais poética de Beleza de Março é aquela que afirma que a beleza dela é tão forte que é capaz de “fechar" a madrugada e fazer o sol brilhar antes da hora, levantando o dia que nasce fora do tempo habitual.
A terceira estrofe inicia com as palavras que dão título a poesia, seguida de, propositalmente, três exclamações e tem a felicidade de ter em seguida as palavras Plena Poesia, que acidentalmente tornou-se quase um lema de arte e de vida pra mim.
   Eu tinha em mente que a poesia deveria ser dada a ela somente em Março mesmo, de preferência, no aniversário dela. Mas, por motivos que não me lembro mais, acabei fazendo isso somente no dia 1º de abril. O que ela achou? “-Amei! De verdade mesmo!” foram as suas palavras depois de dá uma lida.  Três dias depois fui surpreendido por ela com um pedido. Que queria uma cópia da poesia escrita à mão para guardar de lembrança. Para aproveitar este pedido inédito em toda a minha carreira de poeta, resolvi realizar o seu desejo dando também o borrão, aquela mesma folha que rabisquei pela primeira vez aqueles versos que ela me inspirou naquele início de madrugada.
   Só a arte é capaz de fazer o mês de Março se antecipar e aparecer no mês de Janeiro e se perpetuar durante o ano inteiro.





História escrita por Brasilino Júnnior dia 06 de abril de 2014 às 01:52 am em São Luís-MA.