sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

UM MAPA ESCRITO

   Mapa é desses poemas que a gente escreve e ele não te abandona. É um sentimento que não se liberta de ti. Ele ganha asas, mas não voa. Você dorme e acorda com ele dentro de você. Com os versos gritando a todo momento do dia dentro da sua alma, como se ele nunca tivesse saído dela e ido para o papel. Tem poemas que têm esse poder (ou seria fraqueza?) sobre nós. Há muito não sabia o que era sentir isso e ele tem me feito reviver essa sensação, que nem é boa nem ruim. Apenas poética.
   Apesar de ter sido criado há 7 meses (se bem que alguns meses para uma poesia é como se fosse sete dias), no dia 05/06/13, ele sempre me passa a impressão de que ele foi escrito no dia anterior. Não foram poucas as vezes que me vi recitando-o em voz baixa, como uma saída urgente. De fato, ele é uma obra urgente, pois trata de problemas sociais urbanos: a falta de amor entre as pessoas de uma mesma cidade, da situação dos moradores de rua, das lotações nos coletivos, da multidão que se aglomera na porta de uma loja para aproveitar a promoção e retornar para casa com uma coleção de sacolas, da violência...
   Para os meus padrões, ele é bem curto (3 estrofes e 17 versos). Dá para devorá-lo inteiro em segundos, mas te faz voltar várias vezes para reler várias vezes, de tão profundo que ele é, fazendo com que o leitor se torne um pouco reflexivo com o que acabou de ler. Acredito que qualquer cidadão de qualquer cidade grande pode se identificar, afinal, em nosso país, como costumo dizer: Os problemas só mudam de sotaque.
   Diferentemente de tantos outros meus, ele não quer mudar o mundo nem o comportamento das pessoas. Após tantas tentativas mal-sucedidas, ele tem apenas a intenção de observador e narrador. Com versos que demonstram uma esperança bem reduzida, devido ao passar dos anos sem muitas mudanças. Particularmente, gosto dos três primeiros versos que abrem o poema e dos três versos que o encerram.





História  escrita por Brasilino Júnnior no dia 15 de janeiro de 2014 em Pedreiras-MA.