sexta-feira, 12 de junho de 2015

MEU ESTADO CIVIL E MEU ESTADO EMOCIONAL

Estado Civil é um nome de um poema meu que foi publicado pela primeira vez na "minha" página, na data de hoje, ano passado. Lembro que minha irmã ao terminar de ler, digitou: "Arrasou!" E toda vez que ponho os olhos nele, recordo-me dessa primeira reação que ele fez em alguém. Já este ano, quando publiquei no meu status do WhatsApp três dias antes do Dia dos Namorados, juntamente com uma fotografia em que o poeta em questão e sua musa estão juntos, uma amiga esboçou uma reação parecida e antes de dizer que eu "arrasei", perguntou em tom de brincadeira pela minha musa e pediu para apresentar-lhe!
Com um número maior de leitores do que em 2014, este poema de apenas dois versos tem dado o que falar... Pela manhã e pela tarde, em quatro lugares de três redes sociais distintas, ele teve 27 aceitações positivas, até o presente momento em que esta história está sendo escrita. O mais marcante será o comentário de uma desconhecida: "Ah, se todos os homens pensassem assim!"
No início da noite, voltando pra casa, depois de revisar 40 poemas antes de levar para impressão, estava emocionalmente desgastado, preocupado com assuntos burocráticos e pessoais que eu tinha que encarar e superar. Com gastos financeiros acima do esperado pra esse mês, andava com dor de cabeça e gripado debaixo de uma chuva tímida a caminho de casa! Antes de resolver mais um problema, pude ver de uma forma rápida no meu mural, o meu Estado Civil sendo exposto pra um número maior de leitores! Mesmo sabendo que ele ganhara uma espaço naquele sofá, eu me assustei de uma forma positiva e até me esqueci de como era colocar um riso no canto da boca. Não tinha 45 minutos que ele fora publicado e já tinha bastante compartilhamentos, comentários e curtidas! Tiro os olhos da tela do computador por segundos e quando retorno recebo de um amigo uma mensagem com a foto do poema em questão e um desenho que denotava entusiasmo. Ele também se assustou quando viu o meu nome ali e enquanto eu tirava sarro de mim mesmo dizendo coisas como "conheço esse cara aí", ele repetia várias vezes que eu era um gênio, que eu era foda, que eu estava ficando famoso. Ele se surpreendeu ao ver o amigo sendo tão aclamado ali na tela do seu celular. 
E enquanto eu voltava para casa com os bolsos quase vazios, eu estava sendo lido por pessoas de vários lugares do Brasil...
 A musa está muito ocupada esta noite e um pouco doente, eu estou na mesma: um pouco ocupado e um pouco doente. Mas o Dia dos Namorados não é só hoje, mesmo sabendo que "poeta não tem namorada, tem musa."