quinta-feira, 29 de maio de 2014

POESIA PRESENTE



   Estrofes Para Uma Amiga, como o próprio título sugere, escrevi para uma amiga, a especialíssima Amanda Caroline, mas que vez ou outra, eu, carinhosamente, a chamo de Amandinha. Ela faz aniversário também no mês de março, seis dias antes de mim, no dia 08, e este foi meu presente a ela.
   Nos primeiros dias do "nosso" mês, tivemos uma conversa sobre aniversário, mas bem antes disso já estava afim de dar um presente a ela, mas não tinha nada a ver com poesia. Eu acabei tendo esta idéia de homenageá-la em versos porque era a única forma que encontrei de presenteá-la no momento.
   Apesar de eternizar alguém num poema, independente de ser em seu aniversário ou não, ser algo nobre para quem o recebe, eu quis fugir do lugar-comum. Primeiro para não ser óbvio e segundo porque eu não sei fazer poesia só na base da vontade. A inspiração tem que vir antes. É claro que já criei muitas coisas assim, mais transpirado do que inspirado, mas não é sempre que isso acontece.
   Mas, acabou que Estrofes Para Uma Amiga ficou do jeito que eu queria. Me agradou o resultado final. Fiquei por horas trabalhando nele e lembro-me que escrevia e riscava, escrevia e riscava... Porque chegou num determinado ponto que eu já sabia o que dizer, já estava dentro de mim, mas não conseguia achar as palavras certas.
   Iniciei esta poesia poucas horas do seu aniversário, às 05:56 pm do dia 7/3/14 e uma das primeiras coisas que surgiu foi o título. Eu achei que todas as quatro estrofes e os dezesseis versos sintetizam bem a Amanda. E não só no conteúdo, mas na caracterização: o poema é tal qual como ela. Não tem como lê-lo e lembrar de outra pessoa. Todas as qualidades da poesia são as qualidades dela: delicada, doce, calma, suave, leve.
    A parte que mais me agradou foi a segunda estrofe, pois ela define bem o que eu sempre admirei nela. Acredito que até já tenha dito isso a ela algum dia. E foi justamente esse trecho que enviei no Twitter dela, que foi o lugar onde realmente eu a conheci, em abril de 2012. Mas a poesia completa, eu só passei a ela via Facebook, no Dia da Poesia (14/3) e meu aniversário, que por sinal, ela nem se lembrou!
   Eu cheguei e falei: “-Como hoje é dia nacional da poesia, taí a tua poesia!”. Como ela não tava on-line naquela hora, eu só fui ler a resposta dela depois de alguns dias, quando me conectei no mundo virtual:
“Oh, que fofo!
Ok, vou ver aqui.
Amei o poema.
Lindo!
Muito bem escrito!”




FIM.






História escrita por Brasilino Júnnior dia 20 de maio de 2014.

2 comentários:

  1. Desculpe por não ter lembrado, é que você nunca me disse o dia do seu aniversário e eu já disse o dia do meu...
    Muito bom saber como você criou a poesia, fico muito lisonjeada...
    Obrigada, a poesia é muito fofa mesmo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, não me incomodou o fato de você ter esquecido. Este ano muitos esqueceram. E eu te falei sim, é que você não lembra. Mas sua amizade é um presente que ganho todos os dias! Que bom que gostou da história! Beijos! (Brasilino Júnnior)

    ResponderExcluir