quarta-feira, 14 de março de 2012

COMENTÁRIO POÉTICO SOBRE POEMATERNAL

O poema que escrevi para a minha mãe é um dos meus mais criativos e lindos. É um dos meus favoritos. Por quê? Por tudo! Por ter sido feito para a pessoa que me pôs no mundo, me educou, me deu amor. Me ama incondicionalmente. Do jeito que Deus me fez, do jeito que sou: Não importa como esteja o tamanho e o corte de meu cabelo, o meu humor ao amanhecer, a roupa que eu estiver vestindo... "O amor de mãe é o que mais se assemelha ao amor de Deus, que é gratuito, desinteressado e se dá sem medida." Tirei esta pérola de um livro que dei de presente à ela no último Dia das Mães (Feliz Dia das Mães de Coração!).
Voltando ao poema, escrevi-o em 2008. Mas só Deus sabe o quanto penei para dar este presente a ela. Desde 2005 vinha tentando sem sucesso escrever qualquer coisa que retribuísse tudo o que ela fez por mim e por meus irmãos (ãs), enfim, pela nossa família. Mas como só Ele sabe o momento certo de as coisas darem certo, deu-me esta jóia poucas horas antes do aniversário dela, dia 25 de maio às 20h05min. Eu queria tanto dar um presente para ela no 2º Domingo de Maio, mas, desempregado, estava sem dinheiro!
Nem estava pensando em dar um poema naquele ano. Como ela faz também aniversário no mesmo mês (dia 26), foi aí que eu pensei em dá-la tudo o que eu tinha para oferecer em forma de um presente: o tão sonhado poema. Mas e a inspiração? "Quanto mais dura é a vida, mas doce é a poesia!" Prometi a mim mesmo que dali não passaria: Peguei um caderno, uma caneta e sem interrupção nem pausa terminei a poesia inteirinha de 4 estrofes e 40 versos.Nunca disse à minha mãe das minhas tentativas anteriores, senão o peso nos ombros que tirei naquele dia seria bem mais pesado.


                   "O verdadeiro poeta é aquele que  segura a caneta e deixa Deus escrever." ( Mano Brown)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário